Brasil - Região Sudeste


Região Sudoeste - Brasil




            A região sudoeste é a mais rica e desenvolvida do país.  O Rio de Janeiro foi capital do império e também do país por muitos anos. São Paulo é uma metrópole comparável a qualquer outra do mundo talvez por isso nestes locais as referencias sejam muitas e a presença de grandes chefes é enorme. Os restaurantes que figuram na lista dos maiores do mundo como o DOM de Alex Atala, Sudibrack de Roberta Sudibrack e o Maní de Helena Rizzo entre tantos outros estão aqui, então para quem quer provar comida do mundo todo (em SP), como também quem quiser provar a maior referencia culinária do país, a mineira, o destino é o sudeste.

Espirito Santo 

A capital do estado Vitória tem uma peculiaridade, não é a cidade mais populosa do estado e sim a cidade de Serra. Além da rica diversidade e beleza o estado é desenvolvido, é o primeiro produtos nacional de placa de aço. O litoral capixaba é um dos principais santuários de desova de tartaruga marinha do país. Ao contrário do que acontece com os estados mais ao norte no litoral houve a vinda de alemães, italianos e até poloneses para a região, além é claro da colonização portuguesa por isso o catolicismo tem grande presença. As principais festas do estado são todas desta religião. Na gastronomia temos a torta capixaba e a moqueca capixaba, onde ao invés do azeite de dendê utiliza-se urucum na cocção dos frutos do mar.

Torta Capixaba


Minas Gerais 

 O nome já é um indício da exploração das terras ricas em pedras preciosas durante muitos anos da história do país. A presença de tantas culturas diferentes nas terras mineiras em busca de fortuna propiciaram este caldeirão cultural (no conjunto arquitetônico – Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, além de cultural e folclórico – desde as obras de Aleijadinho à poesia de Drummond - e histórico, que o diga o movimento da Inconfidência Mineira e Tiradentes) que encontra sua expressão máxima na gastronomia. Citando o nosso professor Chicão: “A gastronomia mineira está para o Brasil assim como a gastronomia francesa está para a do mundo”. Frente a uma declaração tão forte, não há como não centrar este tópico do blog fora da mesa mineira.  O porco tem destaque, além do tutu, feijão tropeiro, frango com quiabo, doces queijos e o fantástico pãozinho de queijo mineiro.

Farta mesa da comida mineira


Rio de Janeiro

Apesar de ser o terceiro menor estado do país é o terceiro mais populoso. No Rio viveu a família real portuguesa e com a corte os bons costumes e tendências seguidas por todo país. Devido à geografia privilegiada o  local sempre foi um dos grandes destinos turísticos para brasileiros e estrangeiros. Além do samba e da presença de muitos artistas, o Rio também se consagrou pela feijoada carioca, símbolo de brasilidade em todo o país. 


Corcovado, Cristo Redentor e o sambista carioca


São Paulo

"São Paulo da garoa. São Paulo terra boa", assim é SP cidade imensa, que nunca para com muita oportunidade para imigrantes internacionais como os japoneses, italianos e alemães, além da migração de pessoas de outros estados, como nós nordestinos. O interior é muito desenvolvido e tem população com boa renda per capita. Em termo de PIB,  tem o maior do país. Produz mais de 30 % das riquezas nacionais e concentra muitas industrias. O Porto de Santos é um dos maiores do país. O local também abrigou movimentos artísticos e culturais importantes como a semana de arte de 22 e recentemente foi palco das primeiras manifestações do movimento passe livre. Por concentrar tanto, a comida é cosmopolita. No bexiga se come tão bem como na Itália e na Liberdade pode-se encontrar comida oriental autêntica. É possível comer qualquer tipo de comida e a qualquer hora na capital paulista, mas o local também conserva uma culinária própria, um exemplo é o cuscuz paulista. 

Os arranha-céus da nossa metrópole paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário