Brasil - Região Sul




Santa Catarina  

A capital – Florianópolis fica em uma ilha que se comunica com o continente por uma ponte. Por isso uma cidade do interior Joinville é maior do que a capital. O estado tem o segundo menor índice de criminalidade do país. O principal produto agrícola é o milho mas eles também são os maiores produtores de ostra e camarão do país. As ótimas ostras de tamanhos diferenciados que se come, por exemplo, no litoral baiano, geralmente vem de avião, já que é perecível, lá do sul do país. Esta cultura de frutos do mar vem da colonização na parte litorânea da colônia açoriana – ilha de Açore (Portugal) – por isso que quem é de Floripa é conhecido como Manezinho (Manoel – nome português) da Ilha ou Barriga Verde – pela ancestralidade açoriana.  No interior a influência italiana e alemã impera nos cafés coloniais e também na Oktoberfest – a maior fora da Alemanha. O Turismo é muito forte.


Oktoberfest em Blumenau - a maior fora da Alemanha



Paraná 

Bairro da Santa Felicidade em Curitiba - 30 restaurantes
Curitiba é uma das cidades mais desenvolvidas do país. O sistema de transporte é um exemplo para outros países do mundo – um exemplo a ser seguido quando problemas com a mobilidade urbana está na pauta de  todas as grandes cidades brasileiras. O estado tem como árvore símbolo a araucária – que tem o pinhão como fruto. Este tipo de noz (consumida em países europeus) não é muito visto em outras áreas do país. Além da localização geográfica mais ao sul, o que permite ao estado ter estações do ano bem definidas, o Paraná possui um clima mais ameno porque 52% do seu território está acima dos 600 metros de altitude. A pecuária é destaque por isso muitos pratos da  gastronomia local são a base de carne como a costela ao fogo de chão, o carneiro no buraco, boi no rolete e o famoso barreado – guisado de carne que é cozido em panela de barro vedada com farinha de cocção muito lenta.
Exemplo de churrasco gaúcho

Rio Grande do Sul 

Estado por excelência da erva mate – a matéria prima do chimarrão. RS abriga apenas 3% do território nacional e possui uma das maiores lagunas do mundo (depressão com água salobra) a Lagoa dos Patos (o nome lagoa é empregado erroneamente) e duas das maiores lagoas do país – a lagoa Mirim e a Mangueira. A capital Porto Alegre não é litorânea então a cultura da população é realmente ir aos parques, muitos banhados pelo rio Guaíba tomar chimarrão, inclusive no verão. A agricultura e pecuária são fortes no estado. Os melhores vinhos nacionais são produzidos lá. A cultura de transformar todo isto em atrativo turístico funciona muito bem no sul. Entre os destaques da culinária – que possui muita influência italiana e alemã - estão o churrasco gaúcho, charque, arroz de carreteiro, embutidos, queijos e vinhos. Os doces de Pelotas também são muito famosos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário