Região Sudoeste - Brasil
A região sudoeste é a mais rica e desenvolvida do país. O Rio de Janeiro foi capital do império e também do país por muitos anos. São Paulo é uma metrópole comparável a qualquer outra do mundo talvez por isso nestes locais as referencias sejam muitas e a presença de grandes chefes é enorme. Os restaurantes que figuram na lista dos maiores do mundo como o DOM de Alex Atala, Sudibrack de Roberta Sudibrack e o Maní de Helena Rizzo entre tantos outros estão aqui, então para quem quer provar comida do mundo todo (em SP), como também quem quiser provar a maior referencia culinária do país, a mineira, o destino é o sudeste.
Espirito Santo – A capital do estado Vitória tem uma peculiaridade, não é a cidade mais populosa do estado e sim a cidade de Serra. Além da rica diversidade e beleza o estado é desenvolvido, é o primeiro produtos nacional de placa de aço. O litoral capixaba é um dos principais santuários de desova de tartaruga marinha do país. Ao contrário do que acontece com os estados mais ao norte no litoral houve a vinda de alemães, italianos e até poloneses para a região, além é claro da colonização portuguesa por isso o catolicismo tem grande presença. As principais festas do estado são todas desta religião. Na gastronomia temos a torta capixaba e a moqueca capixaba, onde ao invés do azeite de dendê utiliza-se urucum na cocção dos frutos do mar.
Torta Capixaba |
Minas Gerais – O nome já é um indício da exploração das terras ricas em pedras preciosas durante muitos anos da história do país. A presença de tantas culturas diferentes nas terras mineiras em busca de fortuna propiciaram este caldeirão cultural (no conjunto arquitetônico – Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira declarada pela UNESCO como patrimônio da humanidade, além de cultural e folclórico – desde as obras de Aleijadinho à poesia de Drummond - e histórico, que o diga o movimento da Inconfidência Mineira e Tiradentes) que encontra sua expressão máxima na gastronomia. Citando o nosso professor Chicão: “A gastronomia mineira está para o Brasil assim como a gastronomia francesa está para a do mundo”. Frente a uma declaração tão forte, não há como não centrar este tópico do blog fora da mesa mineira. O porco tem destaque, além do tutu, feijão tropeiro, frango com quiabo, doces queijos e o fantástico pãozinho de queijo mineiro.
Farta mesa da comida mineira |
- amanhã posto Rio e Sampa, sem falta ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário